A empresa brasileira SaveFarm, do Grupo Eirene Solutions, apresentou uma solução de inteligência artificial (IA) que otimiza a aplicação de agroquímicos, transformando equipamentos tradicionais em pulverizadores inteligentes. A tecnologia foi lançada na Agritechnica 2023, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, que teve cobertura da AgroPages.
Segundo o fabricante, a tecnologia é compatível com todos os tipos de pulverizadores disponíveis no mercado e resulta em redução de até 95% no uso de agrotóxicos no pré-plantio. O sistema SaveFarm conta com sensores com câmeras de alta resolução instaladas nas barras de pulverização. Com o apoio de IA pré-treinada, pode ser realizada uma leitura superficial do solo, identificando ervas daninhas e outras pragas nas lavouras, bem como áreas onde é necessária a aplicação de defensivos agrícolas. Os operadores das máquinas podem monitorar todo o processo, receber diagnósticos e parametrizar as operações por meio de uma interface gráfica touchscreen instalada na cabine do pulverizador. A tecnologia de pulverização seletiva da SaveFarm pode ser utilizada em diversas culturas, como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, eucalipto e outras.
Eduardo Marckmann, CEO da SaveFarm
“O sistema se adapta a qualquer cenário e pode ser utilizado em diferentes fases do cultivo, identificando até ervas daninhas em lavouras maduras. Nosso objetivo é promover a agricultura de precisão, usando a tecnologia como aliada dos agricultores”, explica Eduardo Marckmann, CEO da empresa, que iniciou recentemente o seu processo de internacionalização. De acordo com estudos de campo conduzidos pela SaveFarm, o uso da IA na pulverização seletiva de culturas resultou em economias significativas de custos para as propriedades rurais, particularmente em termos do uso de produtos químicos agrícolas.
Além dos benefícios económicos, a solução também pode salvar o ambiente ao gerar menos resíduos de embalagens, reduzindo assim a contaminação do solo e da água. Devido à alta precisão na aplicação de defensivos, há também redução no consumo de combustível, pois não há necessidade de retornar diversas vezes à base para reabastecimento.
A IA da SaveFarm também pode ser usada para irrigação localizada, promovendo o uso racional dos recursos hídricos. “Garantir a produção de alimentos com o menor impacto ambiental possível é uma das questões mais urgentes hoje, e a tecnologia está disponível para ajudar em escala global. Notavelmente, o tema da Agritechnica deste ano é ‘produtividade verde’, e esperamos contribuir para esta discussão apresentando nossa solução no evento”, disse Marckmann.
A participação da indústria brasileira na Agritechnica vem crescendo a cada edição e, este ano, mais de 20 expositores brasileiros estão presentes no evento que começou domingo (12) em Hannover, na Alemanha. “Visitamos a feira em 2019 e agora voltamos como expositor para demonstrar a tecnologia que desenvolvemos aqui no Brasil, ao lado de grandes players do mercado global de agricultura de precisão. Nosso objetivo é ampliar nossa presença no mercado e encontrar novos parceiros de negócios, principalmente na Europa e Ásia”, concluiu Marckmann.
(Edição de Leonardo Gottems, repórter da AgroPages)
0 Comments