Como é feita a Pulverização Seletiva? Saiba em detalhes.
vantagens da pulverizacao seletiva com savefarm

Marketing SaveFarm®

1

outubro 3, 2023

A pulverização seletiva está revolucionando a forma como os produtores rurais gerenciam suas lavouras, oferecendo uma abordagem mais eficiente e sustentável para o controle de plantas daninhas.

Tradicionalmente, a pulverização de defensivos agrícolas é feita de forma indiscriminada, cobrindo toda a área da lavoura. No entanto, essa abordagem não apenas desperdiça recursos valiosos, mas também pode ter impactos negativos no meio ambiente. A pulverização seletiva surge como uma solução inovadora para esses desafios, permitindo uma aplicação mais precisa de defensivos.

 

Como é realizada a pulverização seletiva? 

 

A pulverização seletiva pode ser feita basicamente de duas maneiras: via mapeamento prévio das plantas daninhas da área a ser aplicada ou via identificação das plantas daninhas em tempo real.

O método de mapeamento prévio é realizado com o uso de drones ou imagens via satélite, onde se faz um processamento das imagens adquiridas, identificando os pontos com presença de plantas daninhas e gerando um mapa de prescrição, o qual é exportado para o monitor dos pulverizadores, sendo então lido durante a aplicação.

Já no método de identificação de plantas daninhas em tempo real, utiliza-se sensores que são alocados diretamente nas barras dos pulverizados, os quais possuem a capacidade de fazer a leitura do solo e aplicar o defensivo agrícola em tempo real.  Pode-se afirmar que este método apresenta algumas vantagens em relação ao método com mapeamento prévio, visto que o tempo para realização da aplicação é consideravelmente menor, já que nesse caso é inexistente o tempo para aquisição das imagens e processamento das mesmas.

Além disso, a economia de defensivos com o uso de sensores tende a ser maior, já que a detecção de daninhas ocorre de maneira bico a bico, fazendo a aplicação somente onde de fato possui a presença de plantas invasoras.

 

Como funciona o sistema de pulverização seletiva SaveFarm?

 

A tecnologia SaveFarm utiliza o método de identificação das plantas daninhas em tempo real, acionando as válvulas que serão responsáveis pela aplicação dos jatos somente em cima da planta alvo.

Basicamente, na instalação do SaveFarm, as válvulas anti-gotejo são removidas e no lugar são colocadas as válvulas solenóides PWM, as quais são acionadas pelos sensores no momento em que há a deteccção de plantas daninhas. Os sensores são instalados a cada metro da barra do pulverizador e podem controlar de uma até quatro válvulas PWM, a depender do espaçamento entre bicos da máquina.

Quando se trata de pulverização seletiva, há basicamente três formas que o sistema pode funcionar: dessecação da área (pré-plantio), pós-emergência (pós-plantio) e taxa mínima.

No modo de pulverização pré plantio, a partir do momento em que os sensores identificam a presença de plantas, é feito o acionamento das válvulas, por meio de inteligência artificial, que aciona os jatos dos respectivos bicos de pulverização. O algoritmo que os sensores estão integrados é capaz de diferenciar plantas de qualquer outro tipo de material, como solo e palha (figura 1).

 

dessecaçao pré plantio

Figura 1. Aplicação em modo de dessecação (pré-plantio).

 

 

No modo pós-emergente, é quando a aplicação é realizada em meio à cultura já emergida, sendo o jato da pulverização acionado somente sobre as plantas daninhas, fazendo a distinção entre o que é planta invasora e cultivada, além de solo e palha (figura 2).

 

Assim, o funcionamento é bastante semelhante, a diferença é que as válvulas só serão acionadas quando os sensores detectarem a presença de plantas daninhas, diferente do modo de pulverização em pré-plantio, no qual as válvulas serão acionadas sempre que os sensores detectarem qualquer tipo de planta viva.

 

 

aplicacao modo pos emergente

Figura 2. Aplicação em modo pós-emergente.

 

 

Por fim, no modo de taxa mínima, o sistema funciona basicamente como nos anteriores, porém, quando não há a presença de plantas daninhas, ou quando essas são menores que a planta alvo, o sistema faz uma dosagem menor do que aquela desejada para a planta alvo, podendo assim trabalhar com uma aplicação em taxa variável. 

 

 

Figura 3. Aplicação em taxa mínima.

Figura 3. Aplicação em taxa mínima.

Além dos modos relatados acima, com o SaveFarm é possível também obter economia de herbicidas na dessecação pré-colheita da soja, configurando o sistema para não aplicar nas plantas que já estão no ponto de umidade ideal para colheita (também é possível aplicar uma dose parcial) e aplicar dose cheia nas plantas que ainda não estão no ponto de maturação fisiológica, ou seja, necessitam de aplicação de dessecante para antecipar a colheita.

Para facilitar para o operador da máquina, o sistema de pulverização seletiva SaveFarm conta com uma interface amigável que fica na cabine do pulverizador, na qual é possível selecionar o modo de operação desejado.

 

Além dos modos de operação relatados acima, o SaveFarm conta com diferentes funcionalidades para pulverização em área total, que irão trazer mais vantagens para o produtor rural, principalmente relacionadas à qualidade de aplicação, como redução da deriva, homogeneidade das gotas e melhor controle da taxa de aplicação. 

 

Com uma interface amigável e fácil de usar, o sistema de pulverização seletiva SaveFarm torna o processo de controle de plantas daninhas mais eficiente, econômico e sustentável, representando um avanço significativo na agricultura moderna.

Fale agora com um de nossos representantes e saiba mais.

Confira os últimos artigos publicados

A conservação do solo na agricultura e suas práticas

A conservação do solo na agricultura e suas práticas

A conservação do solo na agricultura se refere às ações e técnicas empregadas para proteger e preservar a camada superficial da terra, impedindo sua degradação e promovendo sua saúde e fertilidade a longo prazo. Na agricultura, a conservação é diretamente influenciada pela rotação de culturas agrícolas, plantio direto sobre a palha, presença de cobertura vegetal, terraços, plantio em nível e uso consciente de químicos que preservam a microbiota e aumentam a sustentabilidade do sistema.

ler mais

1 Comentário

  1. שירותי ליווי

    Everything is very open with a very clear clarification of the challenges. It was really informative. Your site is extremely helpful. Thank you for sharing!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *